sábado, 16 de outubro de 2010 | By: Unknown

Teatro lota na abertura da Semana Municipal da Pessoa com Deficiência no Cabo



Público de pé, ao som do hino nacional. Essa foi a cena vista diante da performance do Grupo de Percussão Especial do Cabo de Santo Agostinho, que abriu a Semana Municipal da Pessoa com Deficiência, no Teatro Barreto Júnior. O objetivo da semana é sensibilizar as pessoas para a necessidade de integração dos deficientes, e discutir o rumo das políticas públicas para esse segmento. 


A abertura do evento, que tem como tema: "Ser diferente não quer dizer ser incapaz", contou com palestra na presença da secretária executiva de Programas Sociais, Edna Gomes, e do secretário executivo de Educação, José de Arimatéia, além do presidente do Movimento dos Deficientes do Cabo, Edvaldo Alves e do psicólogo organizacional, Sérgio Sá, da Superintendência Estadual de Apoio à Pessoa com Deficiência (SEAD), discutindo as ações das diversas esferas do Poder Público para melhoria da qualidade de vida dos deficientes. 


Aproveitando a oportunidade, Edna Gomes entregou uma placa de homenagem oferecida pela Prefeitura do Cabo para Zélia Oliveira, Presidente da Associação de Educadores em Educação Especial, que, há 20 anos, trabalha com deficientes auditivos. Emocionada, Zélia agradeceu o apoio da prefeitura e da equipe com a qual trabalha: "Essa homenagem não é só minha, é de todo o grupo", disse ela. 


Apesar da alegria que transparecia no evento, Sérgio Sá, chamou a atenção para a importância de não tratar esse evento como uma comemoração. "Precisamos caminhar um pouco mais para ter nessa Semana da Pessoa com Deficiência uma comemoração". Segundo José de Arimatéia, a Secretaria de Educação está trabalhando para ampliar o atendimento aos portadores de necessidades especiais. "Existe um projeto para a criação de uma Coordenação de Educação Especial que está sendo discutido com o prefeito para, logo depois, ser enviado para aprovação na Câmara de Vereadores". 


A Secretaria já oferece Ensino Especial em parceria com a Associação de Educadores Especiais. Atualmente 60 alunos são atendidos no Caic. A Secretaria Executiva de Programas Sociais também investe na área, oferecendo atendimento psicológico, psicopedagógico e fonoaudiológico, professores domiciliares para estudantes impossibilitados de se locomover, entre outras ações. A secretária Edna Gomes também é madrinha do Grupo de Percussão Especial da cidade. 


A Semana Municipal da Pessoa com Deficiência continua até o dia 27 de agosto, com palestras sobre diversos temas. No dia 24, serão oferecidas oficinas de Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), Tifologia (Brailler), Massoterapia e DST/AIDS, além de exposições de arte, sessão de cinema e apresentações culturais.


Publicado em 20/08/2007
Link: http://www.cabo.pe.gov.br/noticias.asp?codigo=907

0 comentários:

Postar um comentário