sábado, 23 de outubro de 2010 | By: Unknown

Teatro cabense faz história: Grudage comemora 25 anos de resistência com intensa programação cultural



No Cabo de Santo Agostinho o cacto não é apenas parte da paisagem resistente do sertão. A planta é também o símbolo do Grupo da Gente (Grudage), que completa 25 anos de luta para manter acesa a chama do teatro popular e, assim como o cacto, resiste à todas as adversidades. Poucos grupos de teatro sobrevivem por um período tão longo e, para comemorar esta importante data, foi preparada, com o apoio da Prefeitura, uma semana de intensa programação cultural, que trará ao palco do Teatro Municipal Barreto Júnior, tanto peças novas, quanto releituras de textos encenados no início da trajetória do grupo. 


Quem faz parte dessa luta lamenta a fala de apoio da iniciativa privada à Cultura e ao especialmente ao fazer teatral. Segundo Francisco Alves, "é muito difícil conseguir patrocínio para a montagem dos espetáculos. Ficamos dependentes de verba conseguida através do Funcultura e de outros editais semelhantes", enfatizou o artista. "Queremos ampliar nosso trabalho, oferecer um programa de inclusão social através da arte, com aulas de teatro nas comunidades", explica Francisco. 


Fundado em 23 de outubro de 1982, o Grudage já apresentou 17 espetáculos, e por sua equipe já passaram cerca de 50 diferentes artistas. A mais recente montagem é a peça "O cavalo que defecava dinheiro", com texto de Leandro Gomes de Barros e direção de Edinilson Oliveira, que é também o atual presidente da trupe. O grupo é o único do Cabo de Santo Agostinho a fazer parte do livro "Memórias da Cena Pernambucana", escrito por Leidson Ferraz, que conta a história de diversos grupos de teatro do estado. 


O lançamento do Livro de Leidson faz parte da programação de aniversário, que acontece no Teatro Barreto Júnior, de 22 a 27 de outubro. Outros destaques da semana são: a apresentação das peças "Guiomar sem rir, sem chorar", inicialmente montada em 1983, e uma releitura feita pelo Núcleo de Pesquisa em Teatro do Sesc Casa Amarela de "Eleição", primeiro texto montado pelo Grudage, além de apresentações de grupos teatrais formados por ex-membros, que seguem espalhando a paixão pelo teatro que herdaram.


Publicado em 24/10/2007
Link: http://www.cabo.pe.gov.br/noticias.asp?codigo=1010

0 comentários:

Postar um comentário