sábado, 16 de outubro de 2010 | By: Unknown

Alunos do projeto Escolas Gêmeas apresentam resultados do primeiro mês




As apresentações de teatro, capoeira e grafitagem dos alunos do Projeto Escolas Gêmeas que aconteceram na última segunda-feira (06/07), às 9h, no Centro Cultural Mestre Dié, foram marcadas pela satisfação. O projeto é uma parceria da Ong Plan Internacional, Governo Inglês, Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho e Associação Cultural Oficina, e faz parte das comemorações dos 200 anos do fim da escravidão na Inglaterra. Segundo um dos instrutores e integrante do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros, Sérgio Barreto, o projeto proporciona "arte como veículo de transmissão de conhecimento". 


A peça teatral encenada contava a história de Zumbi, chefe do quilombo dos Palmares, um símbolo da luta da comunidade negra por igualdade. Junto com as oficinas de arte, os jovens tiveram aulas de história e geografia e participaram de debates sobre a escravidão ontem e hoje. Uma das principais lições aprendidas, é que mesmo após 312 anos da morte de Zumbi, o preconceito ainda existe. 


Segundo Alexandre Lima, gerente nacional de patrocínio da Plan do Brasil, é muito emocionante ver o resultado não apenas das oficinas, mas da mudança na vida desses jovens. Adolescentes que, antes, tinham problemas de aprendizado, baixa auto-estima e dificuldade de relacionamento, hoje são mais responsáveis, seguros de si, conscientes de seus papéis como cidadãos. Até mesmo no convívio doméstico, eles apresentam mudanças positivas. "Esses jovens adquirem uma nova percepção de mundo, e essa transformação pessoal pode se refletir no coletivo."


Publicado em 06/08/2007
Link: http://www.cabo.pe.gov.br/noticias.asp?codigo=878

0 comentários:

Postar um comentário