sábado, 16 de outubro de 2010 | By: Unknown

Participação ativa da comunidade marca a VI Conferência Municipal de Assistência Social do Cabo



O auditório lotado do Centro Cultural Mestre Dié conrfima o sucesso do 2º dia da VI Conferência Municipal de Assistência Social do Cabo de Santo Agostinho, cujos trabalhos aconteceram no bairro de Ponte dos Carvalhos. Com o tema "Compromisso e Responsabilidade para assegurar proteção social pelo Sistema Único de Assistência Social – SUAS", o evento contou com a participação de cerca de 300 pessoas, entre representantes do Poder Público e da sociedade civil. Os deficientes físicos também tiveram sua participação garantida: além de ocorrer em um local com entrada adaptada para cadeirantes, a conferência contou com tradução simultânea para a linguagem de sinais. 


O objetivo do SUAS é assegurar o cumprimento dos preceitos da Lei Orgânica de Assistência Social (LOAS) e integrar o Governo Federal com os governos estaduais em uma ação pública comum de garantias de direitos universais. A conferência marcou também a escolha dos 28 delegados – sendo 14 da administração municipal e 14 da sociedade civil – que representarão o Cabo na Conferência Estadual de Assistência Social. 


A Secretária Executiva de Programas Sociais, Edna Gomes, destaca que a conferência representa um momento de ouvir os representantes da população e conhecer os problemas da cidade, ao mesmo tempo em que trabalha na conscientização do povo. "Cabe a nós, enquanto governo, informar para que possamos tirar as pessoas do processo de exclusão social." 


O presidente do Conselho Municipal de Defesa do Idoso, Norwal Gomes de Souza, afirmou que esse tipo de conferência surge no contexto municipal para somar forças com as entidades locais, na luta pela melhoria das condições de vida dos cidadãos. 


Para Patrícia Diniz, vice-presidente do Conselho Municipal de Assistência Social e representante da sociedade civil no órgão, é importante lembrar que desses encontros surgem as sementes de projetos importantes na área social, como os Centros de Referência de Assistência Social, a Liberdade Assistida e o Recanto da Criança, que, com a ajuda do Governo Municipal, saem do papel e se tornam realidade. 


Para exemplificar, lembrou a secretária que na área social, o Cabo saiu na frente no quesito acolhimento a crianças vítimas de maus-tratos com a criação da Casa Abrigo Recanto da Criança, um órgão da Secretaria Executiva de Programas Sociais que visa proteger as crianças e preservar o direito fundamental à convivência familiar através do retorno à família natural ou inserção em família substituta. Até hoje, o Recanto da Criança já atendeu 86 crianças. Hoje, 21 estão abrigadas, sendo que sete delas serão encaminhadas para adoção. No total, seis crianças foram adotadas e 59 retornaram ao convívio familiar com a assistência da Secretaria Executiva de Programas Sociais. A VII Conferência Estadual de Assistência Social será realizada nos dias 9, 10 e 11 de outubro, no Centro de Convenções, em Olinda.


Pulicado em 03/08/2007
Link: http://www.cabo.pe.gov.br/noticias.asp?codigo=873

0 comentários:

Postar um comentário