sábado, 23 de outubro de 2010 | By: Unknown

Semana da Municipal da Ciência e Tecnologia é aberta com debate sobre popularização da Ciência



Na última segunda-feira (01/10), o Cabo de Santo Agostinho deu início às atividades da Semana Municipal de Ciência e Tecnologia com uma cerimônia no Centro Cultural Mestre Dié, em Ponte dos Carvalhos. A Semana é uma parceria entre o Ministério da Ciência e Tecnologia, a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), a Secretaria de Ciência e Tecnologia do Governo do Estado, o Governo Municipal e a Ong Plan Internacional, e acontece simultaneamente em diversas cidades do país. 


Os eventos programados são voltados para o público infantil e juvenil e o principal objetivo dessas ações é explorar a curiosidade das crianças e jovens para estimular o interesse pela ciência e tecnologia. O Secretário Executivo de Educação, José de Arimatéia, disse que a maior contribuição da Semana é a popularização da Ciência. "A Ciência é pouco vivenciada na escola. Nossos estudantes crescem acreditando que somente pessoas como Santos Dumont, que inventou o avião são cientistas. Estamos aqui para mostrar a eles que todos somos cientistas. Ações aparentemente menores são fundamentais no dia-a-dia", afirmou. 


O secretário destacou também a importância de manter ações concretas no sentido de "massificação da ciência", fora da semana comemorativa, e lembrou projetos adotados pela Prefeitura do Cabo como o Lego, que apresenta aos estudantes o mundo da robótica. "Mecanismos eletroeletrônicos são controlados por computador, transformando-os em máquinas capazes de interagir com o meio ambiente e executar ações decididas por um software criado a partir dessas interações", comenta. A Semana Municipal de Ciência e Tecnologia será encerrada no dia 5 de outubro com uma apresentação teatral e um debate no Centro Cultural Mestre Dié, que terão início às 14h30.


Publicado em 02/10/2007
Link: http://www.cabo.pe.gov.br/noticias.asp?codigo=979

0 comentários:

Postar um comentário