sábado, 23 de outubro de 2010 | By: Unknown

Prefeitura prepara programação especial para o Dia de Finados

A Prefeitura Municipal do Cabo de Agostinho preparou uma programação especial para o Dia de Finados. As pessoas que visitarem o Cemitério São José no centro da cidade, e o Cemitério Santo Estevão, em Ponte dos Carvalhos, a partir das 9h do dia 02 de novembro serão recepcionadas por violinistas. 


À tarde, a programação segue no cemitério do centro, com a Filarmônica XV de Novembro Cabense apresentando, a partir das 15h, o espetáculo "Saudade sim, tristeza não". Haverá também uma missa ao ar livre no local, a partir das 17h, com o padre Josivaldo Bezerra. 


O culto aos mortos é muito antigo e foi uma prática fundamental de quase todas as religiões, principalmente as mais antigas, pois esteve inicialmente ligado aos cultos agrários e da fertilidade. Esses povos acreditavam que, como as sementes, os mortos eram enterrados com vistas à ressurreição. 


Por esse motivo, a idéia central da festa dos mortos era a mesma dos ritos agrários e da fecundidade: o retorno à vida que deve surgir de algo oculto e misterioso. O dia de finados surgiu oficialmente no século XIII, mas desde o século IV, os cristãos celebravam missas em memória dessas pessoas. O dia 02 de novembro foi escolhido porque 01 de novembro é o dia de todos os santos.


Publicado em 01/11/2007
Link: http://www.cabo.pe.gov.br/noticias.asp?codigo=1023

0 comentários:

Postar um comentário