sábado, 16 de outubro de 2010 | By: Unknown

Cabo agora tem mais agilidade no resgate a vítimas de acidentes em ambientes verticais

Perto de concluir as 120 horas do Curso de Resgate e Salvamento em Altura Nível I, a equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), do Cabo de Santo Agostinho, está muito satisfeita. É consenso entre os alunos a importância de ter uma equipe qualificada para realizar resgates em ambientes verticais, diminuindo a dependência da ajuda do Corpo de Bombeiros, e agilizando o atendimento às vítimas. 


A iniciativa do município, de treinar integrantes do SAMU para este tipo de ação, é pioneira no Nordeste e foi impulsionada pelo fato de não haver nenhuma base de operações dos bombeiros na cidade, obrigando as vítimas de acidentes em pontes, barrancos e outros locais de difícil acesso, a esperar até 40 minutos pela chegada de especialistas neste tipo de resgate. 


"O SAMU ficava de mãos atadas, sem poder fazer muita coisa, ou então arriscava a segurança dos membros da equipe, que desciam barrancos amarrados em cordas, mesmo sem estarem preparados, na tentativa desesperada de ajudar as vítimas. Com a conclusão do curso, contaremos com equipamentos e pessoal especializado para agir com rapidez e segurança", afirmou Fábio Marinho, condutor socorrista e administrador da frota do SAMU-Cabo, que participou do treinamento. 


Entre os momentos mais difíceis do treinamento, Fábio destaca a simulação de um resgate em área de mata fechada, que exigiu técnica e preparo físico dos alunos. "O carro não chegava até o local do acidente, então tivemos que carregar os equipamentos em uma caminhada de 40 minutos no meio da mata. Chegando ao local, tivemos que descer até a vítima fazendo rapel em uma ponte, pois não havia outro jeito de chegar a ela", conta Fábio. 


Ele continua contando: "depois de içar a vítima, que foi colocada em uma maca e imobilizada, a carregamos, enfrentando mais 40 minutos de caminhada para chegar ao veículo de apoio", comentou. Indagado se o esforço valeu a pena, Fábio responde: "É muito gratificante. Diminuir o tempo gasto na chegada do resgate é fundamental para salvar mais vidas". 


A formatura do curso será no próximo dia 28/08, às 10h, e contará com uma simulação de resgate, que será feita na Igreja Matriz de Santo Antônio, no Centro do Cabo. A Secretaria Municipal de Saúde do Cabo pretende ainda enviar integrantes do SAMU para dois outros cursos: o de Resgate e Salvamento em Altura Nível II, e o de Resgate em áreas alagadas, para dar apoio aos trabalhos da Defesa Civil.


Publicado em 15/08/2007
Link: http://www.cabo.pe.gov.br/noticias.asp?codigo=896

0 comentários:

Postar um comentário