sábado, 23 de outubro de 2010 | By: Unknown

Cabo realiza oficina para implantar política local de gestão de resíduos sólidos



A Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho, através da Secretaria Executiva de Meio Ambiente, promoveu, na última terça-feira (11/09), no Hotel Enseada dos Corais, a Oficina Introdutória do Projeto de Elaboração do Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos Urbanos (PGIRSU). O plano visa elaborar um conjunto de ações ordenadas de coleta, segregação, transporte, tratamento e disposição de lixo, para que os serviços de limpeza pública sejam realizados com maior eficácia. 

O evento reuniu diversos secretários municipais, além de representantes do Ministério Público, do Legislativo Municipal, da Rede de Defesa Ambiental, do Centro das Mulheres do Cabo, do Fórum Agenda 21 local, da Associação Comercial do município, de empresas da região e de órgãos de proteção do meio ambiente. 

O projeto terá o papel de elaborar a política local de gestão de resíduos, facilitando a obtenção de recursos externos (estadual, federal e internacional) destinados ao saneamento ambiental. O evento vai estabelecer um grupo de trabalho que ficará responsável pela criação do plano. 

Segundo o secretário de Meio Ambiente, Raimundo de Souza, a oficina é importante por contar com a presença de representantes do governo, empresários e da sociedade civil para definir as diretrizes do plano. "A única forma de levar esse projeto adiante é contar com o apoio e a participação de todos. Temos que discutir com todos os segmentos sociais o melhor caminho para resolver o problema do acúmulo de resíduos sólidos, pois as decisões tomadas aqui influenciarão a qualidade de vida da população e a preservação do meio ambiente na cidade", disse ele. 

Raimundo afirmou também, que a Prefeitura, mesmo antes dessa reunião, já vinha estudando o problema dos resíduos sólidos e planejando ações práticas relacionadas a isso. "Estamos discutindo com o prefeito a possibilidade de encaminhar os resíduos sólidos do município para um aterro sanitário particular em Jaboatão dos Guararapes. E também pretendemos formar uma parceria com o Complexo Industrial Portuário de Suape para a construção de um aterro no polígono industrial do Porto. São ações que representam um marco fundamental na política de gestão de resíduos sólidos urbanos", completa.


Publicado em 11/09/2007
Link: http://www.cabo.pe.gov.br/noticias.asp?codigo=940

0 comentários:

Postar um comentário