sábado, 16 de outubro de 2010 | By: Unknown

Governo Municipal presta contas das ações de Saúde em audiência pública na Câmara



O Secretário Executivo de Saúde do Cabo de Santo Agostinho, Antônio Carlos Cabral, solicitado pela Câmara de Vereadores Municipal, foi ouvido em audiência pública sobre os rumos da Saúde Pública no município. O secretário prestou contas sobre as ações promovidas pela Prefeitura no setor. Entre os assuntos, se destacaram a inauguração do Bloco Cirúrgico do Hospital Mendo Sampaio, o combate a tuberculose com a contratação de novos profissionais e as melhorias na atenção à Saúde da Mulher. Foram convidados também o Secretário Executivo do Gabinete do Prefeito, Jailson Marques e o Secretário de Mobilização, Wellington Stevens. 


Com grande participação popular foi apresentado um perfil da saúde municipal, mostrando, com clareza e transparência, os avanços na área e os projetos para problemas que ainda existem. Uma das conquistas da Prefeitura, é a entrega, dentro de 15 dias, do novo bloco cirúrgico do Hospital Mendo Sampaio, totalmente reformado. Bem-humorado, o secretário de saúde afirmou que a reforma do hospital cabense vai reduzir a "ambulânciaterapia", referindo-se à necessidade de transferir para hospitais de cidades vizinhas, pacientes que necessitam de cirurgias de médio porte. 


Outra conquista é o aumento do número de mulheres que fazem acompanhamento pré-natal. Em 2005, 49,42% das gestantes do município comparecem a sete ou mais consultas de pré-natal durante a gestação. Em 2006, esse número subiu para 56,13%. Esses números se refletem de maneira positiva no número de nascidos vivos e nos índices de mortalidade materna. Para os casos em que a morte da mãe é inevitável, o governo municipal está criando um comitê que investigará as causas dessas mortes. 


Entre as propostas apresentadas, uma intensificação no combate a tuberculose e hanseníase, que já teve início com a contratação de coordenadores e médicos especialistas, capacitação de profissionais e aumento no número de postos de atendimento para os portadores dessas doenças. O secretário de saúde também respondeu ao questionamento dos vereadores e do público cabense. Segundo Antônio Carlos, "é compromisso e responsabilidade do gestor público prestar contas de suas ações perante o povo que o elegeu".


Publicado em 10/08/2007
Link: http://www.cabo.pe.gov.br/noticias.asp?codigo=885

0 comentários:

Postar um comentário