sábado, 23 de outubro de 2010 | By: Unknown

Feira "Cabo Faz Talentos" une arte à saúde na busca da qualidade de vida



Dança, teatro, dublagem e um show de calouros. A Feira Cabo Faz Talentos, realizada pela Prefeitura, através da Secretaria de Saúde, realizou sua 3ª edição na última sexta-feira (26), no Pátio do Mercadão, e contou com 34 barracas de exposição. Durante todo o dia, os artistas cabenses tiveram a oportunidade de divulgar seus trabalhos. O obejtivo da Prefeitura foi estimular a venda das peças artesanais. "Trabalho com artesanato em biscuit há três anos, e é a primeira vez que tenho a chance de apresentar meu trabalho ao público. Essa feira é muito importante pra mim porque não tenho uma loja, e minhas vendas dependem exclusivamente do boca-a-boca", explica Lenilza Maria Gomes, uma das expositoras. 


A Saúde também teve destaque na feira. A Prefeitura montou estandes para orientar os cidadãos sobre temas como saúde bucal; prevenção de doenças sexualmente transmissíveis e aids; e tratamento de tuberculose e hanseníase. Nesses locais, foram realizados exames para detecção de sífilis e hanseníase, além da distribuição gratuita de folhetos explicativos e camisinhas. Segundo Ana Galvão, médica do programa saúde da família e uma das organizadoras do evento entre os objetivos está também o de elevar a auto-estima dos pacientes. "O que se quer é promover o trabalhos dos artesãos humildes para que eles tenham a chance de aumentar sua renda", explica. 


Também foram apresentadas peças de teatro sobre o funcionamento do SUS, dengue, câncer de colo uterino e de mama, prevenção de DSTs e luta pelo fim da violência contra a mulher. No estande de saúde bucal, as crianças foram as que mais se divertiram. "Eu vou escovar meus dentes todos os dias quando acordar e quando for dormir, porque não quero que eles fiquem feios", contou sorridente Carlos Eduardo da Silva, 6 anos, mostrando a escova de dentes nova que ganhou. 


Uma comissão elegeu os três melhores expositores e os três melhores artistas que se apresentaram no palco. Os primeiros colocados receberam um aparelho de DVD, os segundos, uma bicicleta e os terceiros, um ventilador cada. O melhor grupo infantil foi premiado com um microsystem. "Quero ressaltar que a premiação é simbólica. O mais importante é a divulgação do trabalho desses artistas", finalizou Ana Galvão.


Publicado em 26/10/2007
Link: http://www.cabo.pe.gov.br/noticias.asp?codigo=1014

0 comentários:

Postar um comentário