sábado, 16 de outubro de 2010 | By: Unknown

Seminário da Juventude é aberto com show de hip hop para cerca de 500 jovens


O Seminário da Juventude do Município do Cabo de Santo Agostinho, promovido pela UCES (União Cabense dos Estudantes Secundaristas) e Prefeitura levou adolescentes e jovens estudantes ao auditório do Centro Cultural Mestre Dié, em Ponte dos Carvalhos, que esteve lotado. Políticas públicas para a juventude foram pauta de diversas discussões entre governantes e estudantes do Município. O seminário é o primeiro do gênero no município e dará início ao diálogo entre o segmento jovem local e o Governo Municipal. 

De acordo com o organizador do evento, Rodrigo Neto, esse será o ponta-pé inicial de um processo de aproximação entre o Poder Público e a juventude cabense, que precisa de espaços de lazer, cultura, saúde e ocupação em atividades saudáveis, para evitar o envolvimento com as drogas e a violência. 

A abertura contou com a apresentação cultural do grupo de hip hop, Realidade Diferente, e do grupo de dança de rua do bairro da Bela Vista, Manifestação de Rua. Ambas movimentaram os estudantes, arrancando aplausos e gritos dos jovens moradores de de todos os bairros do Município. O grupo que se apresentou, encerrando o evento, foi o grupo cultural Pérola Negra, do Centro Cultural das Mulheres do Cabo.

A mesa de honra contou a com presença de líderes de diversos movimentos estudantis do Estado e Poder Público local. O vice-prefeito do Cabo, José Ivaldo Gomes, representando o prefeito Lula Cabral, falou para os jovens sobre a necessidade de valorização desse evento, "O Seminário da Juventude foi criado por meio de parceria da Prefeitura com a UCES (União Cabense dos Estudantes Secundaristas). Foi feito para vocês falarem de suas necessidades como estudante, do que é melhor para vocês. É uma oportunidade que espero que se repita por muitos anos", conclui. 

Sucesso do 2º dia do 1º Seminário da Juventude 

Mais de 300 estudantes lotaram o auditório de Centro Cultural Mestre Dié, em Ponte dos Carvalhos, no 2º dia do Seminário da Juventude promovido pela UCES (União Cabense dos Estudantes), em parceria com o Governo Municipal. Entidades como a União Brasileira de Mulheres, a UJS (União da Juventude Socialista), a UESPO (União dos Estudantes Secundaristas de Pontezinha), a UNEGRO (União de Negros pela Igualdade Racial) e o 6º Grupo de Escoteiros do Cabo de Santo Agostinho, também estiveram presentes. 

Autoridades municipais participaram de uma mesa redonda para apresentar as ações do governo para os jovens nas áreas de educação, esportes, lazer, saúde e assistência social. À tarde, foram divididos três grupos de trabalhos com os temas: "Formação e Capacitação da Juventude para o Mundo Globalizado", "Políticas de Educação – um olhar para o futuro" e "Educação como Desafio e Tendência na Formação da Cidadania". Cada um dos grupos apresentou atividades e propostas de trabalho. 

Raryane Kamana, vice-presidente da UCES, afirmou que intenção da entidade é, com este evento, criar um ambiente que pretende formar politicamente os estudantes, na tentativa de deixar de ver os jovens como agente problemático, definido apenas como uma etapa da vida, e torná-los protagonistas das transformações sociais.

*Texto em parceria com Patrícia Figueiredo
Publicado em 10/08/2007

0 comentários:

Postar um comentário