sábado, 23 de outubro de 2010 | By: Unknown

Bloco cirúrgico do Hospital Mendo Sampaio é reaberto após reforma e aquisição de novos equipamentos



Foi reinaugurado, na última quarta-feira (03/10), às 10h, o Bloco Cirúrgico do Hospital Mendo Sampaio, no Cabo de Santo Agostinho. Após reforma e aquisição de novos e modernos equipamentos, a área volta a funcionar com 16 leitos de obstetrícia e oito leitos de cirurgia geral. A partir do dia 9 de outubro já estarão sendo feitas cirurgias regularmente. O prefeito Lula Cabral reuniu as equipes de Saúde e a população para comemorar o ganho para os cabenses, lembrando que no próximo dia 11 deste mês, estará abrindo o mais novo Hospital Infantil da Região Metropolitana. 


Segundo a coordenadora de enfermagem do Hospital, Maria da Glória, o novo bloco cirúrgico já abre inicialmente com uma média de cinco pequenas cirurgias por dia previamente agendadas. Os leitos de obstetrícia atenderão inicialmente as pacientes da Maternidade Padre Geraldo, de Ponte dos Carvalhos, que foi fechada para reforma. Do total de leitos para procedimentos obstétricos, três são reservados para expectação ou pré-parto, que é o atendimento inicial prestado à gestante, quando o médico avalia a dilatação e espera pela melhor hora para o nascimento. "Antes, o Mendo Sampaio só atendia mulheres que já estavam na iminência do parto. Ficávamos limitados a casos emergenciais. Agora poderemos ampliar esse atendimento", informou Maria da Glória. 


O Secretário Executivo de Saúde do Município, Antônio Carlos Borba Cabral, reafirmou durante o evento o compromisso do Governo Municipal com o bem-estar do povo cabense. "Esse bloco cirúrgico é essencial para a cidade. Desde o início dessa gestão a prefeitura determinou que fosse feita uma reestruturação do bloco, atendendo a todas as normas técnicas de funcionamento. Antes o hospital só fazia cirurgias para retirada de sinais. Agora, teremos condições de atender casos um pouco mais complexos como cirurgias vasculares", explica o secretário. 


O prefeito do Cabo, Lula Cabral, se mostrou contente com o resultado. "Uma cidade com 200 mil habitantes precisava de um bloco cirúrgico à altura. Fico satisfeito em saber que o povo da cidade não precisa mais ir à Recife para realizar pequenas cirurgias. Os procedimentos e o acompanhamento pré e pós-operatório, poderão ser feitos aqui mesmo", afirmou Lula. Questionado acerca dos novos projetos para a área de saúde, o prefeito adianta: "Vamos inaugurar o Hospital Infantil no dia 11 de outubro, a Maternidade Padre Geraldo está sendo ampliada, investimos R$ 800 mil reais na reforma do laboratório do Mendo Sampaio e estamos pleiteando junto ao Governo Estadual a implantação de um hospital regional na cidade."


Publicado em 03/10/2007
Link: http://www.cabo.pe.gov.br/noticias.asp?codigo=985

0 comentários:

Postar um comentário