domingo, 24 de outubro de 2010 | By: Unknown

Campanha "Carnaval 2008 brinque com cuidado" coloca nas ruas agentes redutores de danos

A Prefeitura do Cabo de Santo de Santo Agostinho está promovendo durante os dias de folia, através da Secretaria Executiva de Saúde, a campanha: "Carnaval 2008, brinque com cuidado". A campanha consiste na atuação nos pólos de animação dos Agentes Redutores de Danos, pessoas treinadas para sensibilizar os foliões sobre alguns cuidados com a saúde durante a festa. A ação é voltada principalmente para quem consome bebida alcoólica. 


O coordenador de saúde mental da Secretaria Executiva de Saúde, João Marcelo, explica a decisão do Governo Municipal: "Já que não podemos evitar que as pessoas bebam, queremos minimizar os danos causados pelo consumo do álcool, garantindo a tranqüilidade e segurança do folião", disse o coordenador. 


A primeira ação consiste em reforçar junto aos foliões a importância de não misturar bebida e direção, especialmente entre as pessoas que vem de outras cidades. "Foi detectado que, durante o carnaval, as unidades de saúde do município identificam um grande número de moradores de outras cidades envolvidos em acidentes", esclarece João Marcelo. Já as medidas voltadas à prevenção de DSTs/Aids, consistem na campanha em prol do sexo seguro, com distribuição de camisinhas, em especial no Pólo Gaibu e durante as abordagens aos condutores de veículos. 


A novidade é o incentivo à troca de garrafas de vidro por garrafas plásticas, visando minimizar possíveis atos de violência. Os agentes de redução de danos, também estarão distribuindo folhetos explicativos sobre esse trabalho, e incentivando os foliões, em um trabalho corpo-a-corpo, a consumir muita água durante a festa para evitar os problemas causados pela desidratação natural, e pelo consumo de bebidas alcoólicas. E o que deu certo permanece. Nas praias serão distribuídas fitas com o slogan "Se beber não nade", dando continuidade à campanha criada no carnaval de 2007 para evitar afogamentos.


Publicado em 29/01/2008
Link: http://www.cabo.pe.gov.br/noticias.asp?codigo=1132

0 comentários:

Postar um comentário