sábado, 23 de outubro de 2010 | By: Unknown

Governo Municipal investe na capacitação de profissionais para combater DST's



Cumprindo as metas do Plano Municipal de Saúde, a Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho, está promovendo uma série de oficinas de capacitação de profissionais de saúde e líderes afro-brasileiros. O principal objetivo é reduzir o contágio de doenças sexualmente transmissíveis (DST s) no município. 


A primeira oficina, com o tema "Abordagem Sindrômica", aconteceu nos dias 29 e 30 de outubro, no auditório do restaurante A Chácara, e teve a participação de mais de 70 profissionais. O curso visa preparar médicos e enfermeiros para reconhecer com mais facilidade os sintomas de DTS s, agilizando o tratamento. "A cidade do Cabo é a sexta colocada no ranking de portadores do HIV no estado de Pernambuco, e estamos lutando para mudar esse quadro", explica Lúcia Cristina Buarque, Coordenadora do Programa Municipal de DST/Aids. 


De acordo com Cristina, as pessoas contaminadas com outras DST s se tornam mais vulneráveis à Aids, porque costumam apresentar feridas nas mucosas que servem de porta de entrada para o vírus. "Estimamos que, reduzindo a incidência de outras doenças, podemos diminuir em cerca de 40% os casos de HIV", enfatiza a coordenadora. 


No dia 8 de novembro, será promovida uma oficina de prevenção com líderes afro-brasileiros, e nos dias 12, 14 e 16 de novembro, enfermeiros e técnicos em enfermagem participarão de um curso de Biossegurança, com o objetivo de reduzir os acidentes com material perfuro-cortantes, como seringas e bisturis.


Publicado em 30/10/2007
Link: http://www.cabo.pe.gov.br/noticias.asp?codigo=1021

0 comentários:

Postar um comentário