sábado, 23 de outubro de 2010 | By: Unknown

Prefeitura promove curso de produção de bijuterias do Projeto Ágata de incentivo a artesãs



Tiveram início na última segunda-feira (17/09), as aulas de produção de bijuterias artesanais, finas e rústicas, promovido pela Prefeitura Municipal do Cabo de Santo Agostinho. O curso faz parte do Projeto Ágata, que tem como objetivo promover a cidadania, elevar a auto-estima e oferecer uma fonte de renda para pessoas que estão atualmente fora do mercado de trabalho. A duração do curso é de duas semanas. 


A capacitação tem duração total de 20 horas e está sendo realizado na sede da Secretaria Executiva de Indústria, Comércio e Promoção do Trabalho, que coordena a ação. Essa é a primeira turma do projeto e conta com 20 alunas dos bairros de Santo Inácio, Bela Vista, Centro, Charneca, Vila Claudete, Engenho Ipiranga, São Francisco, Gaibú e Malaquias. A coordenação pretende promover outros cursos como este em Pontezinha e Ponte dos Carvalhos para ampliar o atendimento. 


Simone Lacerda, Gerente de Promoção do Trabalho explica que o aluno já sai do curso com peças prontas para vender: "O material para confecção das peças é oferecido gratuitamente pela prefeitura, e as alunas podem ficar com as bijuterias que produzirem durante a capacitação. Deste modo, elas podem vender seus primeiros trabalhos e adquirir renda para o investimento inicial em materiais". 


E não é só uma fonte de renda que essas pessoas adquirem. Para Ana Paula Lins, Gerente de Indústria e Comércio, o mais importante é a mudança social que este tipo de ação provoca. "Esse projeto gera uma integração da população nos movimentos sócio-econômicos. Além disso, o desenvolvimento interpessoal evolui, a criatividade é trabalhada. Pessoas que estão fora do mercado de trabalho têm a oportunidade de ganhar dinheiro criando a sua própria arte, e isso eleva a auto-estima", disse ela. 


Para as alunas fica a esperança de ter encontrado uma nova fonte de renda. "Não sei se terei dificuldades em aprender novas técnicas até o fim do curso, mas sei que quero muito trabalhar com bijuterias. Esse curso é muito importante para mim", disse Joseane Monteiro, aluna do curso que atualmente está desempregada.


Publicado em 19/09/2007
Link: http://www.cabo.pe.gov.br/noticias.asp?codigo=954

0 comentários:

Postar um comentário