sábado, 23 de outubro de 2010 | By: Unknown

Prefeitura promove ginástica laboral associada às aulas de Informática Básica



A Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho está inovando na preparação dos cidadãos para o mercado de trabalho. Agora, os cursos de informática básica oferecidos gratuitamente pelo Governo Municipal, incluem alguns minutos de Ginástica Laboral (GL) antes de cada aula. Mesmo os cursos tendo uma carga horária que não causam problemas como Lesão por Esforço Repetitivo (LER) ou Distúrbios Osteomoleculares Relacionados ao Trabalho (DORT), a prefeitura optou por preparar os alunos para enfrentar empregos que exigem muitas horas de trabalho. 


De acordo com informações do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS), as doenças laborais são a segunda causa de afastamento do trabalho no país, responsáveis por um gasto anual de cerca de R$ 20 bilhões em aposentadorias, indenizações e tratamentos médicos. Em algumas categorias a média chega a um trabalhador afetado em cada quatro. As maiores vítimas são os profissionais que trabalham com computadores, mas dentistas, operadores de linhas de montagem, cabeleireiros e motoristas também sofrem com esse tipo de doença.


Nos cursos de informática oferecidos pela Prefeitura do Cabo, uma professora de educação física foi designada para ensinar às pessoas, a se prepararem com exercícios de alongamento que fortalecem a musculatura e minimizam os riscos de manifestar LER ou DORT. Os alunos são orientados a interromper o trabalho por alguns minutos de hora em hora, para fazer um alongamento rápido. O trabalho baseia-se em estudos que apontam que a prática regular de ginástica laboral reduz as quedas e faltas dos funcionários, e aumenta a produtividade e integração da equipe. 


O secretário executivo de Indústria, Comércio e Promoção do Trabalho, Anatólio Julião, destaca que essa iniciativa contribui também para o crescimento pessoal dos participantes. "A maior parte do público que atendemos é jovem, e é importante despertar neles a consciência de cuidar de si, orientando-os sobre como se comportar, que postura ter no trabalho", afirmou Anatólio. A prefeitura prevê a abertura de novas vagas para os cursos de computação a partir do mês de janeiro. Para outras informações, é só ligar para (81) 3521-6793.


Publicado em 14/11/2007
Link: http://www.cabo.pe.gov.br/noticias.asp?codigo=1041

0 comentários:

Postar um comentário