sábado, 16 de outubro de 2010 | By: Unknown

Dia do Folclore é comemorado no Centro Cultural Mestre Dié com expressões artísticas



Matheus e Catirina brigavam no palco. O auditório em silêncio nem piscava. Foi a magia dos contos populares contagiando a todos no último dia 22, no Centro Cultural Mestre Dié, durante a festa em comemoração ao Dia Nacional do Folclore, no Cabo de Santo Agostinho. O evento foi organizado pela Direção do Centro Cultural Mestre Dié e teve o apoio da Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho. 


A Carta do Folclore Brasileiro, aprovada pelo I Congresso Brasileiro de Folclore em 1951, diz que "constitui fato folclórico as maneiras de pensar, sentir e agir de um povo, preservadas pela tradição popular, ou pela imitação". Segundo Edilene Paixão, coordenadora do Centro Cultural, "O principal motivo da comemoração desse dia, é o resgate das tradições perdidas no tempo. Conhecemos as histórias do folclore, mas não vivenciamos suas tradições como antigamente". 


Os alunos das oficinas de dança, capoeira, teatro, violão, flauta, percussão, leiturização e hip hop oferecidas pelo Centro, contaram, através de diferentes formas de expressão artística, a história do folclore. A festa teve início com uma apresentação dos alunos de percussão e seu encerramento levou os participantes de volta ao tempo em que as pessoas conheciam as canções de roda, com uma grande ciranda. O Dia do Folclore foi criado em 1965 através de um decreto federal.


Publicado em 23/08/2007
Link: http://www.cabo.pe.gov.br/noticias.asp?codigo=911

0 comentários:

Postar um comentário