sábado, 16 de outubro de 2010 | By: Unknown

Alunos cabenses são beneficiados pelo projeto Escolas Gêmeas da Plan da Inglaterra

"Quebre as correntes". Com esse slogan, o Projeto Escolas Gêmeas, da Escola Municipal José Alberto de Lima, realizou durante um mês, atividades de conscientização da juventude, incluindo oficinas de grafitagem, teatro e capoeira. Os resultados das quatro semanas de atividades podem ser conferidos na apresentação que ocorrerá no dia 6 de agosto, a partir das 9h, no Centro Cultural Mestre Dié, em Ponte dos Carvalhos. A escola cabense foi escolhida para representar o Brasil no projeto e recebeu de presente da Plan um laboratório de informática, garantindo que os alunos tivessem a oportunidade de interagir com jovens das outras cinco nações participantes. 


O Projeto Escolas Gêmeas foi elaborado pela ong Plan da Inglaterra, em parceria com o governo inglês como parte das comemorações pelos 200 anos de abolição da escravatura no país, e faz parte de um pedido oficial de desculpas ao mundo por ter iniciado o processo de tráfico de escravos no século XIX. Cinco escolas, de cinco diferentes países, incluindo Inglaterra, participam do projeto, dentre eles, Senegal e Serra Leoa foram escolhidos por serem países que forneciam escravos, Já o Haiti e o Brasil, por serem grandes compradores na época. 


Durante as atividades, foram promovidas discussões sobre a escravidão nos tempos da colonização, a escravidão hoje, e formas de manter a liberdade. Esses temas foram relacionados à realidade da comunidade local, desencadeando um processo de conscientização juvenil e promoção da paz. Ao fim da temporada de estudos e reflexão, foram escolhidas três oficinas ligadas à temática racial: capoeira e grafitagem, por terem suas origens junto à comunidade negra, e teatro como forma de expressar as novas idéias que surgem. 


Os trabalhos resultaram em um vídeo produzido pelos alunos que será entregue na sede da Plan, na Inglaterra, pela estudante da 7ª série da escola José Alberto, Raíza Gomes da Silva, de 13 anos, escolhida para viajar representando o Brasil. Raíza tem agora a importante missão de representar o país na cerimônia de abertura de uma ala do museu de Liverpool, dedicada à história da escravidão, no próximo dia 23 de agosto. 


A estudante desabafa que não esperava por uma oportunidade como esta. É a primeira vez que ela faz uma viagem para fora do país e está animada com os novos amigos e as boas lembranças que ficarão em sua vida após o evento. "É uma grande responsabilidade", disse ela. Raíza embarca para a Inglaterra no dia 20 deste mês. 


Publicado em 03/08/2007
Link: http://www.cabo.pe.gov.br/noticias.asp?codigo=875

0 comentários:

Postar um comentário